4o ano ciências: os seres vivos e o ambiente

Seres vivos e o ambiente

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Este ebook foi desenvolvido especialmente para estudantes do 4º ano do ensino fundamental e reúne o conteúdo essencial de Ciências de maneira organizada e fácil de aprender através de resumos, questões de autoavaliação e flashcards interativos. Aborda temas fundamentais como seres vivos e o meio ambiente, alimentação, fotossíntese, ecossistemas, cadeia alimentar, decomposição, microorganismos e sua relação com a saúde, além de práticas sustentáveis e desafios ecológicos. Ideal para reforço escolar, estudo autônomo ou complemento pedagógico, o material permite revisar rapidamente conceitos-chave e praticar com perguntas e atividades para fixação, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz para crianças e educadores.

Como os seres vivos se relacionam com o ambiente e entre si:

  1. Necessidade de matéria e energia
    • Todos os seres vivos precisam de alimento para obter nutrientes e energia.
    • A energia primária vem do Sol.
  2. Modos de obtenção de alimento
    • Produtores: plantas, algas e algumas bactérias produzem seu próprio alimento por fotossíntese.
    • Consumidores: animais que se alimentam de outros seres vivos (herbívoros, carnívoros, onívoros).
    • Decompositores: fungos e bactérias que transformam restos de seres vivos em substâncias simples.
  3. Ecossistema
    • Conjunto de seres vivos, elementos não vivos e suas interações.
    • Pode ser terrestre ou aquático.
  4. Cadeia e teia alimentar
    • Cadeia alimentar: sequência de seres vivos ligados pela alimentação.
    • Teia alimentar: várias cadeias interligadas.
  5. Ciclo da matéria e fluxo de energia
    • Matéria é reciclada (ciclo da matéria).
    • Energia flui em uma direção (do Sol → produtores → consumidores → decompositores).
  6. Desequilíbrios ambientais
    • Ações humanas (desmatamento, poluição, caça, pesca excessiva) podem causar desequilíbrios nas cadeias alimentares.

Exercícios de aprendizagem

1. Qual é a principal fonte de energia para os ecossistemas?

a) Água
b) Sol
c) Solo
d) Ar


2. Qual grupo produz seu próprio alimento?

a) Animais
b) Fungos
c) Plantas
d) Bactérias decompositoras

 

Leia Mais

Dica de estudos para uma jornada de aprovação

1. Introdução

O início da jornada é pela formação do hábito de estudar. No início, cada página parece um desafio, a concentração foge como areia entre os dedos. Lidar com o cansaço, a ansiedade e a frustração de não ver resultados imediatos. Mas, mesmo diante das dificuldades, não devemos desistir. Criar uma rotina, testar métodos, cair e levantar inúmeras vezes. Aos poucos, o que era esforço transforma-se em hábito, e o que parecia impossível torna-se parte do dia a dia. Como alguém que aprende a correr depois de tropeçar nos primeiros passos, a disciplina é construída, não herdada.

Toda grande conquista começa com um pequeno passo — e a coragem de continuar mesmo quando tudo parece difícil.


2. Criando uma Rotina de Estudos

O primeiro passo é estabelecer horários fixos, traçar metas diárias e adotar o método Pomodoro para manter o foco. Não é fácil manter a constância — há dias de cansaço, desânimo e vontade de desistir. Ainda assim, devemos persistir. Com o tempo, percebemos que não precisamos estudar por horas a fio, mas sim com regularidade. E assim, entender que uma das maiores lições da sua jornada é a consistência, mais do que a intensidade, constrói resultados duradouros.

Pequenas ações feitas todos os dias têm mais poder do que grandes esforços feitos de vez em quando.


3. Técnicas de Concentração

Não basta sentar e estudar. O maior obstáculo não é o conteúdo — é sua própria mente. As notificações do celular, os ruídos da casa e a ansiedade constante dificultam o que realmente importa, o foco. É preciso agir: eliminar distrações do ambiente, desligar alertas, organizar o espaço e, principalmente, voltar-se para dentro.

A meditação é  uma aliada poderosa. Aprender a respirar fundo, acalmar o coração e preparar a mente para absorver o conhecimento.

Incorporar exercícios mentais à rotina — Sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeças. Atividades, que parece simples passatempos mas ajudam a fortalecer concentração e a desenvolver o raciocínio lógico.

É um processo lento, com recaídas e recomeços. Mas, a cada pequena vitória — um dia produtivo, uma sessão de estudo sem interrupções — celebrar como um passo importante em sua jornada.

Controlar a ansiedade não é apagar os pensamentos, mas aprender a conviver com eles e seguir em frente com leveza e foco.


4. Ambiente de Estudo IdealO ambiente influencia diretamente no seu desempenho. Investir em uma cadeira ergonômica evita dores nas costas, uma luminária de LED com ajuste de temperatura de cor para não forçar a visão, e uma conexão de internet estável para assistir às aulas sem interrupções.

Produto recomendado: Cadeira ergonômica ThunderX3 EC3 ou a Luminária LED de mesa da Elgin.
Leitura complementar:“Essencialismo” de Greg McKeown — sobre como eliminar o que não importa para focar no essencial.


5. A Importância das Pausas

Estudar por horas seguidas não é sinal de produtividade, a mente fica exausta e o rendimento cai. Adotar pausas estratégicas a cada ciclo de estudo, levantando-se para se alongar, tomar um café ou simplesmente respirar fundo. Essas pausas ajudaram a renovar a energia e a manter o foco por mais tempo.

Leitura complementar:“Trabalhe 4 Horas por Semana” de Tim Ferriss — que reforça a importância de trabalhar com inteligência, não apenas com intensidade.
Produto útil: Timer físico ou app Pomofocus para aplicar a técnica Pomodoro.


6. Alimentação e HidrataçãoEstudar com fome ou sede é um dos maiores sabotadores de concentração. Preparar lanches leves antes de estudar — como frutas, castanhas e iogurte — e manter sempre uma garrafa de água por perto. Com isso, reduz a ansiedade e aumenta sua disposição.

Produto recomendado: Garrafa térmica Stanley ou Squeeze com marcador de horários.
Leitura complementar: “O Cérebro com Fome” de Stephan Guyenet — sobre como a alimentação afeta o funcionamento do cérebro.


7. Exercícios Físicos e Mentais

Corpo parado reflete-se em uma mente lenta. Caminhadas leves no quarteirão e alongamentos pela manhã, incluir jogos mentais como Sudoku, palavras cruzadas e quebra-cabeças, que ajudaram a desenvolver o raciocínio lógico e a manter a mente ativa.

Produto útil: Aplicativos como Lumosity ou livros de atividades mentais.


8. Música como Aliada

No começo, Clara se distraía com qualquer som. Mas ao testar diferentes estilos musicais, descobriu que músicas instrumentais e sons da natureza ajudavam a manter o foco. Criou playlists específicas para estudar e usava fones com cancelamento de ruído para se isolar do ambiente.

Produto recomendado: Fones de ouvido com cancelamento de ruído (como JBL Tune 760NC).
Leitura complementar:“O Efeito Mozart” de Don Campbell — sobre como a música pode melhorar o desempenho cognitivo.

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5o Ano Ciências: Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo

Eletricidade e Magnetismo: Entendendo os Fenômenos Elétricos e Magnéticos – 5º Ano 

Resumo do Conteúdo 

Este material apresenta os conceitos fundamentais sobre eletricidade, cargas elétricas, magnetismo e eletromagnetismo para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo explora como a eletricidade funciona através do movimento de cargas elétricas nos átomos, a diferença entre materiais condutores e isolantes, e como utilizamos a energia elétrica no nosso dia a dia. 

Na segunda parte, aborda-se o magnetismo, fenômeno observado desde a Grécia Antiga e aplicado em diversos equipamentos modernos, e o eletromagnetismo, que representa a fascinante relação entre eletricidade e magnetismo, permitindo a criação de ímãs artificiais através da corrente elétrica. 

 

Eletricidade e Cargas Elétricas 

A eletricidade está presente em praticamente tudo ao nosso redor. Ela estuda os fenômenos relacionados às cargas elétricas, que são propriedades fundamentais das partículas que formam os átomos. Os átomos, por sua vez, são as menores unidades que constituem toda a matéria. 

As cargas elétricas podem se acumular ou se movimentar pelos átomos, dependendo da natureza do material. Quando falamos de materiais condutores, referimos a substâncias que permitem a movimentação fácil das cargas elétricas, como metais (cobre, alumínio, ferro). Já os materiais isolantes dificultam essa movimentação, como borracha, plástico e vidro. 

Corrente Elétrica e Circuitos 

Quando as cargas elétricas se movimentam de forma ordenada, temos uma corrente elétrica. Esse movimento é essencial para o funcionamento de aparelhos eletrônicos, lâmpadas e praticamente todos os dispositivos que utilizamos diariamente. 

Um circuito elétrico é o caminho percorrido pelas cargas elétricas. Para que uma lâmpada acenda, por exemplo, é necessário que haja um circuito fechado, permitindo que a energia elétrica flua continuamente. O interruptor tem a função de controlar esse fluxo: quando acionado na posição “ligar”, permite a passagem da corrente elétrica; quando na posição “desligar”, interrompe o circuito. 

Segurança e Materiais Isolantes 

Os materiais isolantes desempenham papel fundamental na segurança elétrica. Luvas de borracha, por exemplo, são utilizadas por eletricistas para evitar choques elétricos. Sandálias de borracha também ajudam a prevenir choques ao isolar nosso corpo do chão, especialmente em situações onde há acúmulo de cargas elétricas estáticas. 

 

Magnetismo: Da Magnetita aos Equipamentos Modernos 

O magnetismo é um fenômeno conhecido há milhares de anos. Os gregos antigos observaram que a magnetita, um mineral natural, tinha a capacidade de atrair metais como ferro e níquel. Essa descoberta foi o ponto de partida para o desenvolvimento de diversos equipamentos. 

A bússola, criada pelos chineses, foi o primeiro instrumento prático que utilizou o magnetismo. Com uma agulha magnetizada que aponta para os polos magnéticos da Terra, a bússola revolucionou a navegação, permitindo que exploradores se orientassem mesmo em alto-mar. 

Como Funciona um Ímã? 

Todo ímã possui dois polos: polo norte e polo sul. Uma característica interessante dos ímãs é que polos diferentes se atraem (norte atrai sul), enquanto polos iguais se repelem (norte repele norte, sul repele sul). 

O campo magnético é a região ao redor do ímã onde ele exerce sua força de atração ou repulsão. Quando um objeto de ferro está dentro desse campo, ele é atraído pelo ímã. Fora do campo magnético, o ímã não consegue exercer sua influência. 

Magnetismo no Cotidiano 

O magnetismo está presente em diversos objetos do nosso dia a dia: motores elétricos, discos rígidos de computadores, cartões bancários (na tarja magnética), alto-falantes e muitos outros equipamentos. Compreender esse fenômeno nos ajuda a entender melhor como funciona a tecnologia que nos cerca. 

 

Eletromagnetismo: A União da Eletricidade com o Magnetismo 

O eletromagnetismo representa uma descoberta revolucionária: a corrente elétrica é capaz de produzir um campo magnético. Isso significa que podemos criar ímãs artificiais usando eletricidade, conhecidos como eletroímãs. 

Vantagens dos Eletroímãs 

Os eletroímãs possuem algumas vantagens importantes em relação aos ímãs permanentes: 

  • Poder magnético maior: podem ser muito mais fortes que ímãs naturais 
  • Controle: podem ser ligados e desligados conforme a necessidade 
  • Versatilidade: podem ter sua intensidade ajustada variando a corrente elétrica 

Aplicações do Eletromagnetismo 

O eletromagnetismo está presente em inúmeras tecnologias modernas: 

  • Travas de portas eletrônicas: usadas em sistemas de segurança 
  • Microfones e alto-falantes: convertem som em sinais elétricos e vice-versa 
  • Trens-bala: utilizam levitação magnética para atingir altas velocidades 
  • Aparelhos de ressonância magnética: permitem visualizar o interior do corpo humano sem cirurgia 
  • Campainhas elétricas: transformam energia elétrica em movimento mecânico 

É importante notar que enquanto a bússola funciona com magnetismo natural (não precisa de energia elétrica), dispositivos como campainhas dependem de energia elétrica para funcionar. 

 

Questões de Fixação 

  1. Faça a associação com o que pode substituir os aparelhos abaixo:
  2. a) Geladeira ( ) Apresentação ao vivo de piano ou violão
    b) Som tocando piano ou violão ( ) Não é possível reproduzir sem energia
    c) Som tocando música eletrônica ( ) Vela
    d) Lâmpada acesa ( ) Sal ou pimenta 

 

  1. O que faz a energia se movimentar?

 

  1. Marque verdadeiro ou falso:

( ) Átomos são a menor parte dos corpos
( ) Os corpos possuem um tipo de carga elétrica
( ) Não há corrente elétrica quando acendemos uma lâmpada
( ) Corpos com cargas elétricas de sinais opostos se repelem
( ) Os corpos podem ser eletricamente neutros
( ) A energia elétrica é visível 

 

  1. Qual o nome dado aos materiais que facilitam a corrente elétrica? Dê dois exemplos.

 

  1. Marque os materiais que não conduzem bem a eletricidade:

( ) Borracha ( ) Fio de cobre
( ) Maçaneta de metal ( ) Barra de ferro
( ) Vidro ( ) Água
( ) Sandália de borracha ( ) Plástico 

 

  1. Complete com as palavras:

A ___________ movimenta a _______________. 

___________________ é o caminho percorrido pelas _______________. 

Os corpos trocam _____________ quando se tocam ou usam materiais _______________. 

Para evitar tomar choque ao tocar na maçaneta do carro quando estou descalço uso ___________________________. 

O interruptor permite, ou não, a passagem de ________________ para acender a lâmpada. 

Banco de palavras: corrente elétrica – energia elétrica – cargas elétricas – circuito elétrico – cargas elétricas – condutores – luva de borracha – energia elétrica 

 

  1. Descreva o que acontece quando acionamos um interruptor para acender uma lâmpada.

 

  1. Cite três corpos onde podemos encontrar magnetismo.

 

  1. Marque Verdadeiro ou Falso:

( ) Um ímã atrai ferro quando está fora do seu campo magnético
( ) O motor foi o primeiro equipamento a ser usado pelo homem que usa magnetismo
( ) Os ímãs se atraem pelos polos iguais
( ) Corrente elétrica não produz campo magnético
( ) Eletromagnetismo relaciona a eletricidade ao magnetismo
( ) Ímãs não podem ser reproduzidos artificialmente 

 

  1. A bússola possui uma agulha magnetizada que orienta na navegação e aponta em direção ao campo magnético da terra, norte ou sul. O polo sul da bússola aponta para o polo norte da terra. Comprei uma bússola e ao andar pela casa aponta para locais diferentes. O que pode estar acontecendo?

 

  1. Complete:

A corrente __________ produz campo ____________. 

________, é um ímã que usa a eletricidade. 

A bússola não usa energia ___________. 

A campainha usa energia ___________. 

 

  1. Cite três dispositivos que usam eletromagnetismo.

 

Dicas para o Professor 

Demonstrações práticas em sala de aula: 

  • Experimento com ímãs: demonstrar atração e repulsão entre polos 
  • Circuito simples: montar um circuito com bateria, fios e lâmpada para visualizar o conceito de corrente elétrica 
  • Eletroímã caseiro: construir um eletroímã usando fio de cobre, prego e bateria 
  • Teste de condutividade: verificar quais materiais conduzem eletricidade usando um circuito simples com lâmpada 
  • Bússola artesanal: magnetizar uma agulha e fazê-la flutuar na água para demonstrar orientação magnética 

Essas atividades práticas tornam os conceitos abstratos mais concretos e memoráveis para os estudantes, facilitando a compreensão e despertando o interesse pela ciência.

Respostas:

1 – b,c,d,a
2 – corrente elétrica ou a diferença de cargas entre os polos
3 – vvfff
4 – condutores elétricos. Cobre, fios metálicos.
5 – borracha, vidro, sandália, plástico
6 –
corrente elétrica – energia elétrica
circuito elétrico – cargas elétricas
cargas elétricas – condutores
luva de borracha
corrente elétrica

7 – permite a passagem de corrente elétrica.
8 – vela, fósforo, água, lenha e combutível para lenha.
9 – Figura 1 possui os equipamentos de proteção. Figura 2 está sem proteção alguma e pode levar um choque com risco de vida.
10 – somente a figura b.
11 -magnetita, discos de computador, cartão de banco
12 – ffffvf
13 – ao se movimentar as pontas da bússola são atraídas pelo magnetismo dos aparelhos e da terra por isso há momentos em que o campo magnético dos aparelhos está mais próximo e ao se afastar prevalece o pólo magnético da terra.
14 –
elétrica – magnético
eletroímã
elétrica
elétrica

15 – microfone, alto-falante, aparelho de ressonância

 

Mais questões com resposta

Eletricidade e Magnetismo (5º Ano)


1. O que são cargas elétricas e como elas se relacionam com os átomos?

Resposta:
As cargas elétricas são propriedades fundamentais encontradas em partículas que compõem os átomos. Dentro do átomo, os prótons possuem carga elétrica positiva, os elétrons têm carga negativa e os nêutrons não têm carga. O comportamento dos materiais em relação à eletricidade depende de como essas cargas podem se mover. Em materiais condutores, como metais, os elétrons conseguem se mover com facilidade, permitindo a passagem da eletricidade. Já em materiais isolantes, como plástico e vidro, os elétrons ficam presos aos átomos e não podem se mover livremente.


2. Por que certos materiais conduzem eletricidade e outros não?

Resposta:
Materiais condutores, como cobre, alumínio e ferro, permitem a movimentação fácil das cargas elétricas, pois possuem elétrons livres que podem circular entre os átomos. Já os isolantes, como plástico e borracha, mantêm os elétrons firmemente presos, o que dificulta a passagem da corrente elétrica. Essa diferença é fundamental para garantir a segurança e o funcionamento dos dispositivos elétricos, por exemplo, usando fios de cobre revestidos de plástico.


3. Como funciona um circuito elétrico simples e qual o papel do interruptor?

Resposta:
Um circuito elétrico é um caminho fechado por onde as cargas elétricas podem circular. Quando o circuito está fechado (sem nenhuma interrupção), as cargas viajam do gerador (como uma pilha) até o aparelho (por exemplo, uma lâmpada) e retornam ao gerador. O interruptor serve para abrir ou fechar esse caminho: quando “ligado”, ele fecha o circuito e permite o fluxo da eletricidade, acendendo a lâmpada; quando “desligado”, abre o circuito e interrompe o fluxo, apagando a lâmpada.


4. Qual a importância dos materiais isolantes na nossa segurança elétrica?

Resposta:
Materiais isolantes, como borracha e plástico, protegem as pessoas contra choques elétricos. Objetos como luvas de borracha são utilizados por eletricistas para evitar que a corrente elétrica passe pelo corpo, enquanto as sandálias de borracha isolam nosso corpo do chão. Isso é especialmente importante em ambientes úmidos ou ao lidar com aparelhos ligados à eletricidade, prevenindo acidentes graves.


5. O que é magnetismo e como foi descoberto?

Resposta:
O magnetismo é a propriedade que certos materiais, como a magnetita, têm de atrair objetos metálicos, principalmente ferro e níquel. Esse fenômeno foi descoberto na Grécia Antiga quando perceberam que pedras especiais (magnetita) puxavam pequenos pedaços de ferro. Posteriormente, os chineses desenvolveram a bússola, usando um pedaço magnetizado de metal que sempre aponta para o norte geográfico, facilitando a navegação.


6. Como funciona um ímã? O que acontece quando aproximamos dois ímãs?

Resposta:
Todo ímã tem dois polos: norte e sul. Quando se aproxima o polo norte de um ímã do polo sul de outro, eles se atraem. Se aproximar polos iguais (norte-norte ou sul-sul), eles se repelem. Ao redor do ímã existe um campo magnético, região onde sua influência é sentida. Objetos metálicos, ao entrarem nesse campo, podem ser atraídos pelo ímã.


7. Cite exemplos de como usamos o magnetismo no dia a dia.

Resposta:
O magnetismo está presente em muitos aparelhos:

  • Alto-falantes e fones de ouvido usam ímãs para transformar sinais elétricos em som.

  • Discos rígidos de computadores gravam e leem informações usando campos magnéticos.

  • Cartões de banco possuem tarjas magnéticas para armazenar dados.

  • Portas de geladeira usam tiras magnéticas para fechar bem.


8. O que é eletromagnetismo? Como se cria um eletroímã?

Resposta:
Eletromagnetismo é a área que estuda a relação entre eletricidade e magnetismo. Ao passar uma corrente elétrica por um fio enrolado ao redor de um pedaço de ferro, esse conjunto se transforma em um eletroímã e gera um campo magnético. O eletroímã só funciona enquanto a corrente estiver passando, o que permite controlar seu funcionamento (ligar/desligar).


9. Quais as vantagens dos eletroímãs sobre os ímãs naturais?

Resposta:
Eletroímãs podem ser muito mais fortes que ímãs naturais e seu magnetismo pode ser controlado conforme a corrente elétrica aplicada. Ou seja, é possível ligar e desligar o ímã, ajustar sua força e adaptá-lo a diferentes usos (como trens magnéticos, aparelhos hospitalares e sistemas de segurança).


10. Descreva uma experiência simples para demonstrar o eletromagnetismo.

Resposta:
Pegue um prego de ferro e enrole várias voltas de fio de cobre ao redor dele. Ligue as extremidades do fio a uma pilha. O prego se comportará como um ímã enquanto a corrente elétrica estiver passando: ele atrairá pequenos objetos metálicos, como clipes. Basta desligar a pilha para que o prego perca a magnetização.


Explicações Complementares e Curiosidades

  • Como funciona o trem-bala magnético?
    O trem-bala de levitação magnética utiliza potentes eletroímãs para se manter suspenso acima dos trilhos, reduzindo o atrito e permitindo grandes velocidades.

  • Por que sentimos choques elétricos ao encostar em certos objetos?
    Isso ocorre por acúmulo de eletricidade estática no corpo, que é liberada ao tocar um objeto condutor, causando o choque.

  • Por que não usamos ímãs naturais para criar alto-falantes potentes?
    Os eletroímãs permitem ajuste da força magnética conforme necessário, o que não é possível com ímãs naturais.

Flashcards

 

Abaixo estão 40 flashcards prontos para imprimir ou usar em apps como Anki, Quizlet ou Google Slides.
Cada flashcard tem:

  • Frente → Pergunta ou conceito (em negrito)
  • Verso → Resposta curta + ícone visual (descrição entre parênteses)

Divididos por 6 seções com cores sugeridas para organização.


SEÇÃO 1: Eletricidade e Cargas Elétricas(Fundo AZUL CLARO)

#
FRENTE
VERSO
1
O que é eletricidade?
Estudo dos fenômenos com cargas elétricas. ( átomo)
2
Onde ficam as cargas nos átomos?
Prótons (+) no núcleo Elétrons (-) na eletrosfera ()
3
O que é um átomo neutro?
Tem mesmo número de prótons e elétrons ()
4
Materiais CONDUTORES
Permitem passagem de corrente Ex: cobre, ferro ()
5
Materiais ISOLANTES
Dificultam passagem de corrente Ex: borracha, plástico ()
6
Por que luvas de borracha protegem?
Borracha é isolante → bloqueia corrente ()

SEÇÃO 2: Corrente Elétrica e Circuitos(Fundo AMARELO)

#
FRENTE
VERSO
7
O que é corrente elétrica?
Movimento ordenado de cargas ()
8
Circuito FECHADO
Caminho completo → lâmpada acende ()
9
Circuito ABERTO
Caminho interrompido → lâmpada apaga ()
10
Função do interruptor
Ligar = fecha circuito Desligar = abre circuito ()
11
Exemplo de circuito em casa
Fios → interruptor → lâmpada → volta à tomada ()

SEÇÃO 3: Segurança Elétrica(Fundo VERMELHO)

#
FRENTE
VERSO
12
Por que sandálias de borracha evitam choque?
Borracha isola corpo do chão molhado ()
13
Cuidado com água + eletricidade
Água é condutora → risco de choque ()

SEÇÃO 4: Magnetismo(Fundo VERDE)

#
FRENTE
VERSO
14
Quem descobriu o magnetismo?
Gregos antigos com magnetita ( Grécia)
15
Primeiro uso prático do magnetismo
Bússola (inventada pelos chineses) ()
16
Polos do ímã
Norte (N) e Sul (S) ()
17
Regra dos polos
Diferentes atraem Iguais repelem ( norte+sul /  norte+norte)
18
O que é campo magnético?
Região ao redor do ímã onde age a força ()
19
Bússola aponta para o norte por quê?
Agulha (N) é atraída pelo polo sul magnético da Terra ()

SEÇÃO 5: Magnetismo no Cotidiano(Fundo LARANJA)

#
FRENTE
VERSO
20
3 objetos com magnetismo
1. Alto-falante 2. Cartão bancário 3. Motor elétrico ()
21
Como funciona a tarja do cartão?
Dados gravados em faixa magnética ()

SEÇÃO 6: Eletromagnetismo(Fundo ROXO)

#
FRENTE
VERSO
22
O que é eletromagnetismo?
Corrente elétrica cria campo magnético ()
23
Como fazer um eletroímã?
Fio enrolado em ferro + corrente elétrica ()
24
Vantagem 1 do eletroímã
Mais forte que ímã natural ()
25
Vantagem 2 do eletroímã
Pode ser ligado/desligado ()
26
Vantagem 3 do eletroímã
Intensidade ajustável (mais voltas ou corrente) ()
27
Aplicação: campainha elétrica
Eletroímã atrai martelo → bate no sino → desliga → repete ()
28
Aplicação: trens-bala
Levitação magnética (sem atrito) ()
29
Aplicação: ressonância magnética
Ímãs gigantes para ver dentro do corpo ()
30
Bússola x Campainha
Bússola = magnetismo natural (sem energia) Campainha = eletromagnetismo (precisa de energia) ( vs )

FLASHCARDS BÔNUS – EXPERIMENTOS(Fundo CINZA)

#
FRENTE
VERSO
31
Experimento: eletroímã caseiro
Enrole 20 voltas de fio em prego + pilha → atrai clipes ()
32
O que acontece se desligar a pilha?
Eletroímã desliga → clipes caem ()
33
Visualizar campo magnético
Espalhe limalha de ferro perto do ímã ()

FLASHCARDS RESUMO (REVISÃO RÁPIDA)

#
FRENTE
VERSO
34
Condutor vs Isolante
Passa corrente  Bloqueia corrente ( vs )
35
Polos magnéticos
N+S atraem N+N repelem ( vs )
36
Circuito para acender lâmpada
Fechado + fonte + interruptor ligado ()
37
Eletroímã precisa de…
Corrente elétrica ()
38
Bússola funciona sem pilha?
Sim! Usa campo da Terra ()
39
Segurança elétrica
Use isolantes (borracha, plástico) ()
40
Maior descoberta do eletromagnetismo
Corrente → ímã artificial ( = )

COMO USAR

Formato
Instrução
Impresso
Imprima frente/verso, recorte e cole em cartolina.
Digital (Anki/Quizlet)
Copie as tabelas → “Importar CSV”.
Google Slides
1 slide por flashcard (frente) → clique para revelar verso.
Jogo em sala
Divida turma em duplas → um lê frente, outro responde.

DICA PARA PROFESSOR:
Use cores diferentes por seção → aluno identifica o tema rapidamente.
Faça torneio de flashcards → quem acertar mais ganha um “ímã de brinde”!

 

Independência do Brasil: 5o ano, resumo e atividades

Atividade de revisão para o 5o ano de História: A Independência do Brasil. Abrange os motivos da vinda da Família Real do Brasil, as mudanças e como se deu o processo de Independência do Brasil.

 

A Independência do Brasil

Em 1808, a família real portuguesa, liderada por Dom João VI (então príncipe regente), fugiu da invasão de Napoleão Bonaparte e se estabeleceu no Brasil, trazendo consigo cerca de 15 mil pessoas. Chegaram primeiro em Salvador e depois seguiram para o Rio de Janeiro, que se tornou a capital do império português. Esta mudança transformou profundamente o Brasil, que deixou de ser apenas uma colônia para se tornar o centro do poder português.mundoeducacao.uol+2

Logo ao chegar, Dom João tomou uma decisão histórica: decretou a Abertura dos Portos às Nações Amigas em 28 de janeiro de 1808. Esta medida permitiu que o Brasil comercializasse diretamente com outros países, principalmente a Inglaterra, encerrando o Pacto Colonial que obrigava o comércio exclusivo com Portugal. A abertura dos portos beneficiou especialmente os ingleses, que se tornaram os principais parceiros comerciais do Brasil, enquanto os comerciantes portugueses perderam seu monopólio.infoescola+3

A presença da corte portuguesa no Rio de Janeiro trouxe grandes transformações urbanas e culturais. Foram criadas importantes instituições como o Banco do Brasil, a Biblioteca Real (atual Biblioteca Nacional), o Jardim Botânico, a Imprensa Régia, escolas de medicina e militar, além de teatros. A população carioca teve que ceder suas casas para abrigar os recém-chegados — as casas eram marcadas com “P.R.” (Príncipe Regente), sigla que o povo ironicamente interpretava como “Ponha-se na Rua”.todamateria+1

Em 16 de dezembro de 1815, Dom João elevou o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esta decisão histórica significou que o Brasil não era mais uma simples colônia, mas um reino com a mesma importância de Portugal. O Rio de Janeiro permaneceu como capital deste reino unido, consolidando a importância política e econômica do Brasil.historiacolonial.an+2

Enquanto isso, em Portugal, crescia a insatisfação. A Revolução Liberal do Porto, iniciada em 1820, foi um movimento liderado por comerciantes e políticos portugueses que queriam o retorno da família real, uma nova Constituição e que o Brasil voltasse à condição de colônia. As Cortes portuguesas (assembleia de representantes) pressionaram Dom João VI a retornar, o que ele fez em 1821, deixando seu filho Dom Pedro como príncipe regente no Brasil.agenciabrasil.ebc+3

As Cortes portuguesas continuaram exigindo que Dom Pedro também retornasse a Portugal, mas os brasileiros se organizaram. Formou-se o Clube da Resistência e mais de 8.000 pessoas assinaram uma petição pedindo sua permanência. No dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro declarou: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico” — episódio conhecido como Dia do Fico.brasilescola.uol+1

As tensões aumentaram quando chegaram novas ordens de Portugal em setembro de 1822, determinando o retorno imediato de Dom Pedro e desfazendo várias instituições e melhorias criadas no Brasil. Estas medidas foram vistas como uma tentativa de recolonização. No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil com o grito “Independência ou Morte!”.brasilescola.uol+3

 

O Brasil tornou-se uma nação independente sob a forma de monarquia, com Dom Pedro I como primeiro imperador. É importante destacar que este processo foi conduzido principalmente pelas elites brasileiras — grandes proprietários de terra, comerciantes e políticos do Centro-Sul. A população mais pobre, os africanos escravizados e os indígenas não tiveram participação ativa no processo, e a independência não alterou significativamente suas condições de vida. Portugal reconheceu oficialmente a independência do Brasil apenas em 1825, após negociações diplomáticas.teachy+1

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Atividades e exercícios Português 5o ano

Português – Módulo I

Conteúdos
Leitura e interpretação de texto
Substantivos: próprio, comum, simples, composto, primitivo e derivado
Artigos definidos e indefinidos
Adjetivo e locução adjetiva
Separação silábica e classificação quanto ao número de sílabas

Objetivos de aprendizagem
Desenvolver habilidades e estratégias para a leitura e escrita
Reconhecer, localizar, classificar, diferenciar e empregar corretamente substantivos, artigos, adjetivos e locuções adjetivas.
Separar corretamente as sílabas das palavras, classificando quanto ao número de sílabas.

Poucas palavras:

Substantivos: próprio, comum, simples, composto, primitivo e derivado
Próprio – refere-se a um ser específico. Ex: Brasil, Pedro, Nova Iorque, Jesus Cristo
Comum – não é individual, específico mas de forma genérica, de toda espécie. Ex: país, garoto, cidade, personalidade.
Simples – formados por um só radical. Ex: fruta, terra, pau.
Compostos – formados por mais de um radical. Ex: fruta-pão, cavalo-vapor, pau-brasil.
Primitivos – não resultam de nenhuma outra palavra preexistente. Ex: Terra, pedra, mar, folha.
Derivados – oriundos de outras palavras existentes. Ex: terraplanagem, pedreira, maremoto, folhagem

Questões

Leia o texto e responda às questões a seguir.

A Zebrinha Preocupada
Lúcia Reis

Era uma vez uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana africana.
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nenhum problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada. Por onde passava todo mundo comentava:
– Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia, a Zebrinha, no meio de um passeio, conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
– São todas estas listras deitadas!!!
– Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa.
– Eu gosto muito de ser quadriculada!
– Ora bolas! Quer saber de uma coisa?
Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
– Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa!
E assim a Zebrinha nunca mais viveu preocupada!

1. O que a Zebrinha e a Girafa tinham em comum?

2. Que lição a Girafa ensinou à Zebrinha?

3. O que você diria à Zebrinha se a encontrasse antes da Girafa?

4. Circule somente os substantivos que antecedem adjetivos no texto.

 

5. Circule os substantivos comuns e sublinhe os próprios nas frases abaixo.
a) O trem das onze.

b) Linha do Equador

c) Alegre menina

d) Mundo da criança

e) O caderno

f) Garota de Ipanema
g) Faltando um pedaço

h) Flor de Lis

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Ativides e exercícios 5o ano – módulo I

Matemática 5o Ano – Atividades módulo I

Objetivos

Identificar as classes e ordens do sistema de numeração decimal até a classe dos milhões em contextos significativos

Resolver as quatro operações em situações-problema

Resolver situações-problema envolvendo medidas de tempo em contextos significativos

Interpretar, calcular textos matemáticos envolvendo números decimais para representação de valores monetários e medidas

Resolver situações-problema envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1000

Analisar e interpretar tabelas e gráficos

1. Decomponha os números

a) 2034 – _________________________________________

b) 5831 – _________________________________________

c) 1976 – _________________________________________

d) 8350 – _________________________________________

2. Escreva o maior e menor número com os algarismos 1, 8, 0, 4

a) Maior número: _________

b) Menor número: ________

 

3. A multiplicação por 2 tem como resultado números __________ (pares/ímpares).

 

4. Resolva as multiplicações:

a) 10 x 21 = _______ b) 2 x 18 = _______ c) 3 x 15 = _______

d) 100 x 21 = _______ e) 20 x 18 = ______ f) 30 x 15 = ______

g) 1000 x 21 = _______ h) 200 x 18 = _____ i) 300 x 15 = ______

5. Resolver as questões

a) 21 x 15 = _________ b) 11 x 11 = _______ c) 14 x 12 = ________

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Atividades e exercícios de história 4o ano imigrantes, operários, luta por direitos

Revisão de história do 4o ano com atividades e questões que abrangem o conteúdo:

A História da Imigração e Industrialização no Brasil

Sumário

  • Chegada dos imigrantes
    • Trabalho dos imigrantes
  • Os imigrantes no Sul do país
  • Vida urbana e Industriais
    • Industrialização e urbanização
    • As primeiras indústrias
    • O crescimento das cidades
  • Operários: o trabalho nas fábricas
    • Uma vida nada fácil
    • Movimentos operários: lutando por direitos

 

Chegada dos Imigrantes

A partir de 1808, quando os portos foram abertos, pessoas de diferentes países começaram a vir para o Brasil. Os primeiros imigrantes importantes vieram da Suíça em 1818 e se instalaram em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Depois, vieram alemães, italianos, espanhóis e portugueses.historiadobrasil+1youtube

Esses imigrantes vieram para o Brasil principalmente porque na Europa havia muita pobreza, falta de emprego e guerras. Eles receberam a promessa de terras para plantar e de uma vida melhor no nosso país.tudosaladeaula+2

Trabalho dos Imigrantes

Muitos imigrantes europeus vieram trabalhar nas plantações de café, que era o produto brasileiro mais vendido no mundo na época. Alguns trabalhavam nas fazendas como empregados, outros receberam terras do governo para cultivar seus próprios alimentos.todamateria+1

Os imigrantes que sabiam fazer coisas especiais, como sapatos ou tecidos, abriram pequenas lojas e negócios nas cidades. Com o tempo, eles ajudaram a criar as primeiras fábricas no Brasil.todamateria+1

Os Imigrantes no Sul do País

No Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, chegaram muitos alemães e italianos. Eles foram para essas regiões porque o governo queria povoar áreas que estavam vazias.wikipedia+2

Os alemães começaram a chegar em 1824 e fundaram a colônia de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. Os italianos chegaram depois e fundaram várias colônias nas montanhas da região. Essas famílias trabalhavam no campo plantando alimentos e criando animais.periodicos.furg+3

Continua com mais resumo e novas perguntas e respostas

 

 

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Atividades e exercícios Ciências 4o ano calor luz energia

Calor e Energia – Ciências 4º Ano do Ensino Fundamental

O que é Energia?

Energia é a capacidade de realizar trabalho e fazer as coisas funcionarem. Não conseguimos ver a energia diretamente, mas percebemos seus efeitos quando os objetos se movem, quando sentimos calor ou quando acendemos uma luz.

Tipos de Energia que Conhecemos:

Energia Mecânica: é a energia que faz os objetos se moverem. Quando você anda de bicicleta, corre ou empurra um carrinho, está usando energia mecânica.

Energia Elétrica: é a energia que faz funcionar aparelhos como lâmpadas, televisão, geladeira e computador. Ela vem das tomadas da nossa casa.

Energia Química: é a energia guardada dentro de pilhas, baterias e nos alimentos. Nosso corpo transforma a energia dos alimentos em energia para nos movimentarmos.

Energia Térmica: é a energia relacionada ao calor. Ela aquece a água no fogão, esquenta o pão na torradeira e mantém nosso corpo quentinho.

Energia Solar: é a energia que vem do Sol. Ela ilumina, aquece e pode ser transformada em energia elétrica através de painéis solares.

Transformações de Energia

A energia não desaparece, ela apenas se transforma de uma forma em outra. Por exemplo, quando você liga o liquidificador, a energia elétrica da tomada se transforma em energia mecânica que faz as lâminas girarem.

O que é Calor?

Calor é a transferência de energia térmica entre objetos que estão em temperaturas diferentes. O calor sempre vai do objeto mais quente para o mais frio.

Quando sentimos frio: nosso corpo está perdendo calor para o ambiente que está mais frio que nós.

Quando sentimos calor: estamos recebendo energia térmica do ambiente que está mais quente que nosso corpo.

Estados Físicos da Matéria e o Calor

O calor pode fazer os materiais mudarem de estado físico:

  • Fusão: quando o gelo derrete e vira água (sólido → líquido) – acontece com o aumento de temperatura

  • Solidificação: quando a água congela e vira gelo (líquido → sólido) – acontece com a diminuição de temperatura

  • Vaporização: quando a água ferve e vira vapor (líquido → gás) – acontece com o aumento de temperatura

  • Condensação: quando o vapor esfria e vira água (gás → líquido) – acontece com a diminuição de temperatura

Materiais Condutores e Isolantes Térmicos

Materiais Condutores: transmitem o calor facilmente. Exemplos: metais como ferro (prego, arame), alumínio (panelas).

Materiais Isolantes: dificultam a passagem do calor. Exemplos: madeira, borracha, plástico, pneu.

Por que usamos casaco quando está frio? O casaco não aquece nosso corpo. Ele funciona como isolante térmico, impedindo que o calor do nosso corpo seja perdido para o ambiente frio.

A Luz

A luz viaja em linha reta e em alta velocidade. Quando a luz encontra um objeto opaco (que não deixa a luz passar), forma-se uma sombra do outro lado.

Tipos de Materiais:

  • Transparentes: deixam a luz passar e conseguimos enxergar através deles (vidro de janela)

  • Translúcidos: deixam a luz passar, mas não conseguimos enxergar com nitidez (vidro fosco, porta de provador)

  • Opacos: não deixam a luz passar e formam sombra (madeira, metal, nosso corpo)

Luz e Cores: só conseguimos ver as cores dos objetos quando há luz. Em um quarto totalmente escuro, não vemos as cores porque não há luz para refletir nos objetos.


Atividades

1) Transformações de Energia

Complete as frases indicando qual transformação de energia acontece em cada situação:

a) Acender uma lâmpada: ______________________________________

b) Movimentar um automóvel: ______________________________________

c) Funcionar uma batedeira: ______________________________________

d) Aquecer água em fogão elétrico: ______________________________________

e) Carregador de celular que usa luz solar: ______________________________________

f) Carregar o celular pela tomada: ______________________________________

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Atividades e exercícios geografia 4o ano vida no campo

Revisão de geografia para o 4o ano do ensino fundamental, com atividades que abrangem os conteúdos:

  • A vida no campo
    • Poucos ricos, muitos pobres
    • A vida social no campo
    • Acesso à infraestrutura e a servições essenciais
    • Êxodo rural
    • Problemas ambientais no campo.

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Atividades e exercícios história 4o ano: resistência à escravidão

Atividade complementar de História 4o ano: resistência à escravidão

1) Qual a origem dos Quilombos ?

______________________________________________________________

_____________________________________________________________

2) Porque os escravos fugiam para os Quilombos?

_______________________________________________________________________________________

3) Qual a maior comunidade de quilombos?

_______________________________________________________________________________________

4) Quem são os Quilombolas?

_______________________________________________________________________________________

5) Porque e como os negros resistiram à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

6) Em quais momentos acontecia a resistência à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

7) O que acontecia aos negros na chegada ao Brasil?

_______________________________________________________________________________________

8) Qual o motivo para os escravos resistirem à escravidão?

_____________________________________________________________________________________

9) Marque V ou F.

( ) Nos quilombos os negros trabalhavam para o senhor de engenho

( ) Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares por 15 anos

( ) Dia 10 de Janeiro de 1950 é o dia da morte e captura de Zumbi

( ) Dia 20 de novembro de 1965 é o Dia Nacional da Consciência Negra

( ) Quilombo dos Palmares foi a menor comunidade de escravos

 

10) Como era a vida dos quilombolas no quilombo dos Palmares?

 

11) Porque o Quilombo dos Palmares foi destruído e por quem?

 

12) Porque o Quilombo dos Palmares representou perigo para os donos de engenho?

 

13) Quem eram os trabalhadores livres da colônia?

 

14) Responda com as atividades que fazia e o que recebia os trabalhadores livres.

a) Mestre de açúcar

b) Marceneiro

c) Ferreiro

d) Feitores

e) Padre

f) Mascates

 

15) Escreva adjetivos do senhor de engenho.

Na época das grandes navegações os espanhóis e portugueses dividiram o território brasileiro pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. As terras a Oeste pertenceriam à Espanha, as terras a leste pertenceriam a Portugal.

 

16) Os escravos recebiam pagamento ou algo em troca pelo seu trabalho?

 

17)As expedições receberam o nome de bandeiras, e seus comandantes, de bandeirantes.

a) Quanto tempo durava e como eram formadas? Quantos homens?

b) Para que os bandeirantes atacavam as aldeias?

c) Como foi chamado o lugar onde os bandeirantes descobriram ouro?

 

18) Que nome tinha a expedição ia para o interior buscar os indígenas à força, numa verdadeira caçada humana?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

19) Que nome tinha a expedição que ia para o interior catequizar, educar os índios?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

20) Qual o interesse dos jesuítas com os indígenas.

 

21) Qual o interesse dos bandeirantes com os indígenas?

 

22) Como era a vida dos Indígenas quando estavam com os Jesuítas ou missionários? O que faziam?

 

23) Como era a vida dos indígenas quando estavam com os bandeirantes?

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Fontes:

http://pt.slideshare.net/MORAES1974/iii-atividade-avaliativa-de-histria-4-e-5-ano-pdf

 

http://www4.moderna.com.br/lancamentos2011/materialComplementar/buriti/avaliacao/buriti_historia.pdf


Anexos: