Dica de estudos para uma jornada de aprovação

1. Introdução

O início da jornada é pela formação do hábito de estudar. No início, cada página parece um desafio, a concentração foge como areia entre os dedos. Lidar com o cansaço, a ansiedade e a frustração de não ver resultados imediatos. Mas, mesmo diante das dificuldades, não devemos desistir. Criar uma rotina, testar métodos, cair e levantar inúmeras vezes. Aos poucos, o que era esforço transforma-se em hábito, e o que parecia impossível torna-se parte do dia a dia. Como alguém que aprende a correr depois de tropeçar nos primeiros passos, a disciplina é construída, não herdada.

Toda grande conquista começa com um pequeno passo — e a coragem de continuar mesmo quando tudo parece difícil.


2. Criando uma Rotina de Estudos

O primeiro passo é estabelecer horários fixos, traçar metas diárias e adotar o método Pomodoro para manter o foco. Não é fácil manter a constância — há dias de cansaço, desânimo e vontade de desistir. Ainda assim, devemos persistir. Com o tempo, percebemos que não precisamos estudar por horas a fio, mas sim com regularidade. E assim, entender que uma das maiores lições da sua jornada é a consistência, mais do que a intensidade, constrói resultados duradouros.

Pequenas ações feitas todos os dias têm mais poder do que grandes esforços feitos de vez em quando.


3. Técnicas de Concentração

Não basta sentar e estudar. O maior obstáculo não é o conteúdo — é sua própria mente. As notificações do celular, os ruídos da casa e a ansiedade constante dificultam o que realmente importa, o foco. É preciso agir: eliminar distrações do ambiente, desligar alertas, organizar o espaço e, principalmente, voltar-se para dentro.

A meditação é  uma aliada poderosa. Aprender a respirar fundo, acalmar o coração e preparar a mente para absorver o conhecimento.

Incorporar exercícios mentais à rotina — Sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeças. Atividades, que parece simples passatempos mas ajudam a fortalecer concentração e a desenvolver o raciocínio lógico.

É um processo lento, com recaídas e recomeços. Mas, a cada pequena vitória — um dia produtivo, uma sessão de estudo sem interrupções — celebrar como um passo importante em sua jornada.

Controlar a ansiedade não é apagar os pensamentos, mas aprender a conviver com eles e seguir em frente com leveza e foco.


4. Ambiente de Estudo IdealO ambiente influencia diretamente no seu desempenho. Investir em uma cadeira ergonômica evita dores nas costas, uma luminária de LED com ajuste de temperatura de cor para não forçar a visão, e uma conexão de internet estável para assistir às aulas sem interrupções.

Produto recomendado: Cadeira ergonômica ThunderX3 EC3 ou a Luminária LED de mesa da Elgin.
Leitura complementar:“Essencialismo” de Greg McKeown — sobre como eliminar o que não importa para focar no essencial.


5. A Importância das Pausas

Estudar por horas seguidas não é sinal de produtividade, a mente fica exausta e o rendimento cai. Adotar pausas estratégicas a cada ciclo de estudo, levantando-se para se alongar, tomar um café ou simplesmente respirar fundo. Essas pausas ajudaram a renovar a energia e a manter o foco por mais tempo.

Leitura complementar:“Trabalhe 4 Horas por Semana” de Tim Ferriss — que reforça a importância de trabalhar com inteligência, não apenas com intensidade.
Produto útil: Timer físico ou app Pomofocus para aplicar a técnica Pomodoro.


6. Alimentação e HidrataçãoEstudar com fome ou sede é um dos maiores sabotadores de concentração. Preparar lanches leves antes de estudar — como frutas, castanhas e iogurte — e manter sempre uma garrafa de água por perto. Com isso, reduz a ansiedade e aumenta sua disposição.

Produto recomendado: Garrafa térmica Stanley ou Squeeze com marcador de horários.
Leitura complementar: “O Cérebro com Fome” de Stephan Guyenet — sobre como a alimentação afeta o funcionamento do cérebro.


7. Exercícios Físicos e Mentais

Corpo parado reflete-se em uma mente lenta. Caminhadas leves no quarteirão e alongamentos pela manhã, incluir jogos mentais como Sudoku, palavras cruzadas e quebra-cabeças, que ajudaram a desenvolver o raciocínio lógico e a manter a mente ativa.

Produto útil: Aplicativos como Lumosity ou livros de atividades mentais.


8. Música como Aliada

No começo, Clara se distraía com qualquer som. Mas ao testar diferentes estilos musicais, descobriu que músicas instrumentais e sons da natureza ajudavam a manter o foco. Criou playlists específicas para estudar e usava fones com cancelamento de ruído para se isolar do ambiente.

Produto recomendado: Fones de ouvido com cancelamento de ruído (como JBL Tune 760NC).
Leitura complementar:“O Efeito Mozart” de Don Campbell — sobre como a música pode melhorar o desempenho cognitivo.

Leia Mais

Atividade e exercícios 5o Ano Ciências: Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo

Atividade de revisão para o Ciências

5o ano

Eletricidade, cargas elétricas, magnetismo e eletromagnetismo

  • A eletricidade estuda fenômenos relacionados às cargas elétricas.
  • Átomos são formados por partículas que possuem cargas elétricas.
  • Cargas elétricas são acumuladas ou se movimentam pelos átomos.
  • A natureza do material, condutor ou isolante, possibilita a movimentação de cargas elétricas.

 

5o ano - ciencias - eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo
5o ano – ciências – eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Faça a associação com o que pode substituir os aparelhos abaixo.

a) Geladeira ( ) Apresentação ao vivo de piano ou violão

b) Som tocando piano ou violão ( ) Não é possível reproduzir sem energia

c) Som tocando música eletrônica ( ) Vela

d) Lâmpada acesa ( ) Sal ou pimenta

 

2. O que faz a energia se movimentar?



 

3. Marque verdadeiro ou falso

( ) Átomos são a menor parte dos corpos

( ) Os corpos possuem um tipo de carga elétrica

( ) Não há corrente elétrica quando acendemos uma lâmpada.

( ) Corpos com cargas elétricas de sinais opostos se repelem.

( ) Os corpos podem ser eletricamente neutros

( ) A energia elétrica é visível

4. Qual o nome dado aos materiais que facilitam a corrente elétrica? Dê dois exemplos.




5. Marque os materiais que não conduzem bem a eletricidade.

( ) Borracha ( ) Fio de cobre

( ) Maçaneta de metal ( ) Barra de ferro

( ) Vidro ( ) Água

( ) Sandália de borracha ( ) Plástico

Prepare-se para o Verão!

Leia Mais

Celebre a Independência do Brasil com atividades divertidas e educativas para o 5o ano!

Atividade de revisão para o 5o ano de História: A Independência do Brasil. Abrange os motivos da vinda da Família Real do Brasil, as mudanças e como se deu o processo de Independência do Brasil.

1. Marque as opções que caracterizaram vinda da família real portuguesa para o Brasil.

( ) Portugal passava por dificuldade financeira e precisava buscar mais riquezas

( ) Trouxeram para o Brasil cerca de 800 pessoas

( ) Desembarcaram em Fortaleza

( ) Após terem desembarcado em Salvador seguiram para o Rio de Janeiro

( ) Trouxeram muitos livros e peças de museu.

2. Na sua opinião pelo tamanho da mudança da família real para o Brasil seria uma mudança temporária ou permanente? Por quê?

 

3. Qual a primeira medida tomada por dom João ao chegar ao Brasil? Portugal foi o país que mais se beneficiou com a medida?

 

4. Qual o significado da marca P.R. nas casas para a população do Rio e para os portugueses?

 

5. Retrate a cidade do Rio no processo de ocupação pelos portugueses. Cite como era e o que pode ter sido criado.

Prepare-se para o Verão!

Singles’ Day Sale. Invest in yourself. Courses as low as ₹ 432. Leia Mais

Atividades e exercícios Português 5o ano

Português – Módulo I

Conteúdos
Leitura e interpretação de texto
Substantivos: próprio, comum, simples, composto, primitivo e derivado
Artigos definidos e indefinidos
Adjetivo e locução adjetiva
Separação silábica e classificação quanto ao número de sílabas

Objetivos de aprendizagem
Desenvolver habilidades e estratégias para a leitura e escrita
Reconhecer, localizar, classificar, diferenciar e empregar corretamente substantivos, artigos, adjetivos e locuções adjetivas.
Separar corretamente as sílabas das palavras, classificando quanto ao número de sílabas.

Poucas palavras:

Substantivos: próprio, comum, simples, composto, primitivo e derivado
Próprio – refere-se a um ser específico. Ex: Brasil, Pedro, Nova Iorque, Jesus Cristo
Comum – não é individual, específico mas de forma genérica, de toda espécie. Ex: país, garoto, cidade, personalidade.
Simples – formados por um só radical. Ex: fruta, terra, pau.
Compostos – formados por mais de um radical. Ex: fruta-pão, cavalo-vapor, pau-brasil.
Primitivos – não resultam de nenhuma outra palavra preexistente. Ex: Terra, pedra, mar, folha.
Derivados – oriundos de outras palavras existentes. Ex: terraplanagem, pedreira, maremoto, folhagem

Questões

Leia o texto e responda às questões a seguir.

A Zebrinha Preocupada
Lúcia Reis

Era uma vez uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana africana.
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nenhum problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada. Por onde passava todo mundo comentava:
– Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia, a Zebrinha, no meio de um passeio, conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
– São todas estas listras deitadas!!!
– Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa.
– Eu gosto muito de ser quadriculada!
– Ora bolas! Quer saber de uma coisa?
Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
– Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa!
E assim a Zebrinha nunca mais viveu preocupada!

1. O que a Zebrinha e a Girafa tinham em comum?

2. Que lição a Girafa ensinou à Zebrinha?

3. O que você diria à Zebrinha se a encontrasse antes da Girafa?

4. Circule somente os substantivos que antecedem adjetivos no texto.

 

5. Circule os substantivos comuns e sublinhe os próprios nas frases abaixo.
a) O trem das onze.

b) Linha do Equador

c) Alegre menina

d) Mundo da criança

e) O caderno

f) Garota de Ipanema
g) Faltando um pedaço

h) Flor de Lis

Prepare-se para o Verão!

Singles’ Day Sale. Invest in yourself. Courses as low as ₹ 432.

Mega Saldão. Livros com até 90% de desconto. Preços imperdíveis para todos gostos e bolsos. Confira! Leia Mais

Ativides e exercícios 5o ano – módulo I

Matemática 5o Ano – Atividades módulo I

Objetivos

Identificar as classes e ordens do sistema de numeração decimal até a classe dos milhões em contextos significativos

Resolver as quatro operações em situações-problema

Resolver situações-problema envolvendo medidas de tempo em contextos significativos

Interpretar, calcular textos matemáticos envolvendo números decimais para representação de valores monetários e medidas

Resolver situações-problema envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1000

Analisar e interpretar tabelas e gráficos

1. Decomponha os números

a) 2034 – _________________________________________

b) 5831 – _________________________________________

c) 1976 – _________________________________________

d) 8350 – _________________________________________

2. Escreva o maior e menor número com os algarismos 1, 8, 0, 4

a) Maior número: _________

b) Menor número: ________

 

3. A multiplicação por 2 tem como resultado números __________ (pares/ímpares).

 

4. Resolva as multiplicações:

a) 10 x 21 = _______ b) 2 x 18 = _______ c) 3 x 15 = _______

d) 100 x 21 = _______ e) 20 x 18 = ______ f) 30 x 15 = ______

g) 1000 x 21 = _______ h) 200 x 18 = _____ i) 300 x 15 = ______

5. Resolver as questões

a) 21 x 15 = _________ b) 11 x 11 = _______ c) 14 x 12 = ________

Prepare-se para o Verão!Singles’ Day Sale. Invest in yourself. Courses as low as ₹ 432.

Leia Mais

Atividades e exercícios de história 4o ano imigrantes, operários, luta por direitos

Revisão de história do 4o ano com atividades e questões que abrangem o conteúdo:

  • Chegada dos imigrantes
    • Trabalho dos imigrantes
  • Os imigrantes no Sul do país
  • Vida urbana e Industriais
    • Industrialização e urbanização
    • As primeiras indústrias
    • O crescimento das cidades
  • Operários: o trabalho nas fábricas
    • Uma vida nada fácil
    • Movimentos operários: lutando por direitos

Leia Mais

Atividades e exercícios Ciências 4o ano calor luz energia

Revisão de Ciências para o 4o ano do ensino fundamental com atividades que abrangem os conteúdos:

  • Calor e luz
    • Energia
    • Calor
    • Luz
    • Luz e cores

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Lavoisier.

Ajude este site clicando aqui
Mega Saldão. Livros com até 90% de desconto. Preços imperdíveis para todos gostos e bolsos. Confira!
Leia Mais

Atividades e exercícios geografia 4o ano vida no campo

Revisão de geografia para o 4o ano do ensino fundamental, com atividades que abrangem os conteúdos:

  • A vida no campo
    • Poucos ricos, muitos pobres
    • A vida social no campo
    • Acesso à infraestrutura e a servições essenciais
    • Êxodo rural
    • Problemas ambientais no campo.

Leia Mais

Atividades e exercícios história 4o ano: resistência à escravidão

Atividade complementar de História 4o ano: resistência à escravidão

1) Qual a origem dos Quilombos ?

______________________________________________________________

_____________________________________________________________

2) Porque os escravos fugiam para os Quilombos?

_______________________________________________________________________________________

3) Qual a maior comunidade de quilombos?

_______________________________________________________________________________________

4) Quem são os Quilombolas?

_______________________________________________________________________________________

5) Porque e como os negros resistiram à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

6) Em quais momentos acontecia a resistência à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

7) O que acontecia aos negros na chegada ao Brasil?

_______________________________________________________________________________________

8) Qual o motivo para os escravos resistirem à escravidão?

_____________________________________________________________________________________

9) Marque V ou F.

( ) Nos quilombos os negros trabalhavam para o senhor de engenho

( ) Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares por 15 anos

( ) Dia 10 de Janeiro de 1950 é o dia da morte e captura de Zumbi

( ) Dia 20 de novembro de 1965 é o Dia Nacional da Consciência Negra

( ) Quilombo dos Palmares foi a menor comunidade de escravos

 

10) Como era a vida dos quilombolas no quilombo dos Palmares?

 

11) Porque o Quilombo dos Palmares foi destruído e por quem?

 

12) Porque o Quilombo dos Palmares representou perigo para os donos de engenho?

 

13) Quem eram os trabalhadores livres da colônia?

 

14) Responda com as atividades que fazia e o que recebia os trabalhadores livres.

a) Mestre de açúcar

b) Marceneiro

c) Ferreiro

d) Feitores

e) Padre

f) Mascates

 

15) Escreva adjetivos do senhor de engenho.

Na época das grandes navegações os espanhóis e portugueses dividiram o território brasileiro pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. As terras a Oeste pertenceriam à Espanha, as terras a leste pertenceriam a Portugal.

 

16) Os escravos recebiam pagamento ou algo em troca pelo seu trabalho?

 

17)As expedições receberam o nome de bandeiras, e seus comandantes, de bandeirantes.

a) Quanto tempo durava e como eram formadas? Quantos homens?

b) Para que os bandeirantes atacavam as aldeias?

c) Como foi chamado o lugar onde os bandeirantes descobriram ouro?

 

18) Que nome tinha a expedição ia para o interior buscar os indígenas à força, numa verdadeira caçada humana?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

19) Que nome tinha a expedição que ia para o interior catequizar, educar os índios?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

20) Qual o interesse dos jesuítas com os indígenas.

 

21) Qual o interesse dos bandeirantes com os indígenas?

 

22) Como era a vida dos Indígenas quando estavam com os Jesuítas ou missionários? O que faziam?

 

23) Como era a vida dos indígenas quando estavam com os bandeirantes?

Prepare-se para o Verão!Mega Saldão. Livros com até 90% de desconto. Preços imperdíveis para todos gostos e bolsos. Confira!

Fontes:

http://pt.slideshare.net/MORAES1974/iii-atividade-avaliativa-de-histria-4-e-5-ano-pdf

 

http://www4.moderna.com.br/lancamentos2011/materialComplementar/buriti/avaliacao/buriti_historia.pdf


Anexos:

Atividades e exercícios geografia 4o ano comunicação e meios de comunicação

Revisão de geografia para o 4o ano

que abrange  comunicação e meios de comunicação

1. As pessoas que não falam, utilizam qual forma de comunicação?
a)    Somente escrita
b)    Conversa
c)    Sinais

 

2)    Como se comunicam os animais?
a)    Comunicação oral
b)    Comunicação escrita
c)    Sons e gestos

Leia Mais