Atividades e exercícios história 4o ano: resistência à escravidão

Atividade complementar de História 4o ano: resistência à escravidão

1) Qual a origem dos Quilombos ?

______________________________________________________________

_____________________________________________________________

2) Porque os escravos fugiam para os Quilombos?

_______________________________________________________________________________________

3) Qual a maior comunidade de quilombos?

_______________________________________________________________________________________

4) Quem são os Quilombolas?

_______________________________________________________________________________________

5) Porque e como os negros resistiram à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

6) Em quais momentos acontecia a resistência à escravidão?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

7) O que acontecia aos negros na chegada ao Brasil?

_______________________________________________________________________________________

8) Qual o motivo para os escravos resistirem à escravidão?

_____________________________________________________________________________________

9) Marque V ou F.

( ) Nos quilombos os negros trabalhavam para o senhor de engenho

( ) Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares por 15 anos

( ) Dia 10 de Janeiro de 1950 é o dia da morte e captura de Zumbi

( ) Dia 20 de novembro de 1965 é o Dia Nacional da Consciência Negra

( ) Quilombo dos Palmares foi a menor comunidade de escravos

 

10) Como era a vida dos quilombolas no quilombo dos Palmares?

 

11) Porque o Quilombo dos Palmares foi destruído e por quem?

 

12) Porque o Quilombo dos Palmares representou perigo para os donos de engenho?

 

13) Quem eram os trabalhadores livres da colônia?

 

14) Responda com as atividades que fazia e o que recebia os trabalhadores livres.

a) Mestre de açúcar

b) Marceneiro

c) Ferreiro

d) Feitores

e) Padre

f) Mascates

 

15) Escreva adjetivos do senhor de engenho.

Na época das grandes navegações os espanhóis e portugueses dividiram o território brasileiro pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. As terras a Oeste pertenceriam à Espanha, as terras a leste pertenceriam a Portugal.

 

16) Os escravos recebiam pagamento ou algo em troca pelo seu trabalho?

 

17)As expedições receberam o nome de bandeiras, e seus comandantes, de bandeirantes.

a) Quanto tempo durava e como eram formadas? Quantos homens?

b) Para que os bandeirantes atacavam as aldeias?

c) Como foi chamado o lugar onde os bandeirantes descobriram ouro?

 

18) Que nome tinha a expedição ia para o interior buscar os indígenas à força, numa verdadeira caçada humana?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

19) Que nome tinha a expedição que ia para o interior catequizar, educar os índios?

( ) Monções

( ) Missões

( ) Apresamento

( ) Bandeiras

 

20) Qual o interesse dos jesuítas com os indígenas.

 

21) Qual o interesse dos bandeirantes com os indígenas?

 

22) Como era a vida dos Indígenas quando estavam com os Jesuítas ou missionários? O que faziam?

 

23) Como era a vida dos indígenas quando estavam com os bandeirantes?

Prepare-se para o Verão!Mega Saldão. Livros com até 90% de desconto. Preços imperdíveis para todos gostos e bolsos. Confira!

Fontes:

http://pt.slideshare.net/MORAES1974/iii-atividade-avaliativa-de-histria-4-e-5-ano-pdf

 

http://www4.moderna.com.br/lancamentos2011/materialComplementar/buriti/avaliacao/buriti_historia.pdf


Anexos:

Aprendi na Rede

Praticante de desenvolvimento humano e pessoal no constante trabalho de autoconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.