Ativides e exercícios 5o ano – módulo I

Matemática 5o Ano – Atividades módulo I

Objetivos

Identificar as classes e ordens do sistema de numeração decimal até a classe dos milhões em contextos significativos

Resolver as quatro operações em situações-problema

Resolver situações-problema envolvendo medidas de tempo em contextos significativos

Interpretar, calcular textos matemáticos envolvendo números decimais para representação de valores monetários e medidas

Resolver situações-problema envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1000

Analisar e interpretar tabelas e gráficos

1. Decomponha os números

a) 2034 – _________________________________________

b) 5831 – _________________________________________

c) 1976 – _________________________________________

d) 8350 – _________________________________________

2. Escreva o maior e menor número com os algarismos 1, 8, 0, 4

a) Maior número: _________

b) Menor número: ________

 

3. A multiplicação por 2 tem como resultado números __________ (pares/ímpares).

 

4. Resolva as multiplicações:

a) 10 x 21 = _______ b) 2 x 18 = _______ c) 3 x 15 = _______

d) 100 x 21 = _______ e) 20 x 18 = ______ f) 30 x 15 = ______

g) 1000 x 21 = _______ h) 200 x 18 = _____ i) 300 x 15 = ______

5. Resolver as questões

a) 21 x 15 = _________ b) 11 x 11 = _______ c) 14 x 12 = ________

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6. O ingresso para o cinema custa R$ 36,00 a inteira, ou 100%, foram 6 pessoas, sendo 4 com carteira de meia entrada e os demais pagaram inteira. Qual o valor total do cinema?

7. Complete a tabela

Multiplicação 3 4 5 6 7 8 9
3 9
4 16
5 25
6 36
7 49
8 64
9 81

8. Uma partida de futebol dura 45 min cada tempo de jogo, com intervalo de 15 minutos entre um tempo e outro. Enquanto Bruno assistia a um jogo Marcella assistia ao filme O menino do pijama listrado que tem duração de 1h34 min. Quem ficou esperando pelo outro acabar? Por quanto tempo?

 

9. Somando pares que estão entre os números 231 e 240 qual o resultado?

 

10. Subtraindo o número ímpar após o número 5140 pelo número par que antecede o número 2282 qual o resultado?

 

11. Escreva um problema que demonstre a operação e o resultado de: 3 x 4.

 

12. Escreva um problema que demonstre a operação e o resultado de: 12 / 3.

 

13. O valor pago pela bola de futebol é de R$ 50,00, foi dado 10% de desconto pelo pagamento à vista. Qual o valor final da bola no pagamento à vista?

 

14. Ao comprar um caderno a diferença entre a livraria A era 100% maior em relação à livraria B. Na livraria B o caderno custou R$ 14,00, quanto custou na livraria A?

 

15. Resolva as sentenças.

a) Maria tem 30 anos, em que ano ela nasceu?

b) José nasceu em 1981, qual a idade dele?

 

16. De acordo com a tabela abaixo, responda:

Tabela Crianças Acesso Internet
Tabela Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Qual a região que tem maior proporção de acesso à Internet por crianças e adolescentes?

b) Suponha que a estimativa de crianças e adolescentes na área urbana seja de 21 milhões. Quantas vezes a área rural tem menor quantitativo de acessos?

c) Qual a diferença quantitativa (estimativa em milhões) entre a região de maior e a de menor acesso à Internet?

d) Qual a diferença proporcional entre a região Centro-Oeste e a região Norte?

17. Observe o gráfico e responda

Pesquisa TIC Educação 2015
Pesquisa TIC Educação 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Entre um ano e outro quando ocorreu o maior crescimento no acesso à Internet pelos professores com o uso do celular?

( ) 2011 e 2012

( ) 2012 e 2013

( ) 2013 e 2014

( ) 2014 e 2015

b) Quanto falta para chegar aos 100% de acesso em 2015?

c) Qual sua opinião sobre a proporção de acesso hoje? É 100%? Por quê?

 

Aprendi na Rede

Praticante de desenvolvimento humano e pessoal no constante trabalho de autoconhecimento.

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