Atividades e exercícios Ciências 4o ano calor luz energia

Revisão de Ciências para o 4o ano do ensino fundamental com atividades que abrangem os conteúdos:

  • Calor e luz
    • Energia
    • Calor
    • Luz
    • Luz e cores

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Lavoisier.

Ajude este site clicando aqui
Mega Saldão. Livros com até 90% de desconto. Preços imperdíveis para todos gostos e bolsos. Confira!

1. Dentre os diversos tipos de energia temos a energia mecânica que percebemos pelos movimentos dos objetos. Responda que transformação de energia ocorre, siga o exemplo.

Funcionamento do liquidificador – Energia elétrica em energia mecânica.

Acender uma lâmpada – ______________________________________________

Movimentar um automóvel -___________________________________________

Funcionar uma batedeira – ____________________________________________

Aquecer água em fogão elétrico – ______________________________________

Carregador de celular que usa luz solar – ________________________________

Carregar o celular pela própria bateria – _________________________________

Assim, a energia só pode ser transformada de uma forma para outra e é assim que a percebemos.

 

2. Faça o relacionamento

a) Energia mecânica

b) Energia química

c) Energia elétrica

d) Energia térmica

( ) Andar de bicicleta

( ) Aquecimento do pão

( ) Pilhas e baterias

( ) Combustível do carro

( ) Faz funcionar aparelhos

( ) Gera calor

3. Assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) A energia pode ser vista.

( ) A energia é o mesmo que força em ação

( ) As usinas hidrelétricas produzem energia elétrica ao transformar a energia do movimento causado pela queda d’água.

( ) As usinas eólicas produzem energia elétrica ao transformar eneriga do movimento causado pelos ventos.

( ) O calor não é uma forma de energia

 

4. Relate, nas linhas abaixo, sobre os tipos de energia que você percebe no seu dia, do acordar e se alimentar até chegar à sala de aula.

 

5. O calor é a transferência de energia térmica entre os corpos. O fluxo de calor, resfriamento ou aquecimento, entre dois objetos ocorre quando:

a) temperaturas dos corpos serem iguais

b) temperatura dos corpos serem diferentes

c) os corpos estarem muito quente

d) os corpos estarem muito frios

e) nda

 

6. Quando sentimos frio ocorre perda ou ganho de calor? Por quê?

 

7. De que maneira os materiais podem passar de um estado físico para outro? Cite exemplo com as passagens de estado físico com a água.

 

8. Marque V ou F

( ) A fusão acontece com o aumento de temperatura

( ) A solidificação ocorre com o aumento de temperatura

( ) A vaporização ocorre com a diminuição de temperatura

( ) A condensação ocorre com a diminuição de temperatura

 

9. Você sabia que entre as estruturas de concreto das construções há espaços para que não ocorram problemas futuros com os aumentos e diminuições de temperatura do ambiente. Explique o que ocorre com o aumento e diminuição de temperatura nos corpos.

 

10. Porque usamos casacos quando está frio? O casaco aquece o nosso corpo?

 

11. Faça a associação

a) Material isolante térmico

b) Material condutor térmico

( ) Madeira ( ) Prego ( ) Arame

( ) Haste que sustenta o guarda-chuva ( ) Borracha

( ) Pneu ( ) Lápis ( ) Plástico

( ) Cabo da panela ( ) Material da panela que fica em contato com o fogo

 

12. Os materiais isolantes facilitam a transferência de energia entre o material e o ambiente? Justifique e reescreva corretamente.

 

13. Identifique o erro da afirmação: “ As garrafas térmicas facilitam as transferências de energia entre o ambiente e o líquido que está contido nela.

 

14. Raios luminosos apresentam:

( ) Alta velocidade

( ) Baixa velocidade

( ) Quando emitidos conseguem desviar objetos opacos

( ) Emitidos em linha reta

( ) Capazes de atravessar odos os materiais

 

15. Como é formada a sombra?

 

16. Onde há luz, há sombra?

 

17. Associe

(a) transparente (b) translúcido (c) opaco

( ) Vidro da vitrine

( ) Material usado em porta de provador de roupa

( ) Vidros que não permitem enxergar com nitidez

 

18. Conseguimos ver as cores dos objetos em um quarto escuro? Por quê?

 

19. Cite a origem e os fatores que contribuem para a formação do solo.

 

20. É correto afirmar que o solo é um conjunto de elementos, alguns desgastados e outros que favorecem a sua transformação? Que elementos, ou fragmentos são estes?

 

21. O solo é usado pelos seres humanos para:

 

22. Um agricultor, ao perceber que sua plantação não estava se desenvolvendo

como esperado, comprou algumas minhocas para colocar no solo, pois as minhocas:

(A) Alimentam-se das raízes das plantas

(B) Alimentam-se de pragas

(C) Só vivem próximas às plantações

(D) Cavam túneis que facilitam a entrada de ar e água no solo

23. Observe a sequência de imagens a seguir

 

 

 

 

 

 

Esta sequência representa:

(A) A formação do solo a partir de uma rocha

(B) As condições climáticas de uma região

(C) Uma rocha sendo dissolvida pelo vento

(D) A formação de uma rocha a partir do solo

 

24. Quais são e o que são os problemas que afetam o solo?

 

25. A erosão contribui para a formação do solo? E a provocada pelo homem?

 

Referências

http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-temperatura-calor.htm

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/1376690/DLFE-214025.pdf/3ano.pdf

Aprendi na Rede

Praticante de desenvolvimento humano e pessoal no constante trabalho de autoconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.