Atividades exercícios, português 4o ano interpretação substantivos adjetivos

Revisão de português 4o ano – conteúdos:

Leitura, análise, interpretação e produção textual.

Substantivos: próprio e comum.

Adjetivos

Artigos definidos e indefinidos.

Graus do substantivo: aumentativo e diminutivo.

Pronomes pessoais do caso reto

Uso do dicionário

Sinais de pontuação: travessão, dois pontos, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

 

Prepare-se para o Verão!

Singles’ Day Sale. Invest in yourself. Courses as low as ₹ 432.

1. O que são e para que servem os pronomes?

2. Substitua nas frases as palavras sublinhadas por pronomes.

a) O cacique era o líder.

b) Os pássaros voam

c) As flores murcharam

d) As crianças correm

e) A rosa floresceu

f) Papai chegou

3. Complete as frases

_______ vejo o sol. ________ jogamos futebol

______ viu a moto. ________ não quero brincar

______ acordo cedo. ________ ainda dormem.

4. Preencha com os pronomes pessoais do caso reto e dê exemplos

Pronome

Exemplo

1a pessoa (quem fala)
2a pessoa (com quem se fala)
3a pessoa (de quem se fala)

5. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:

Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.

a) Nós queremos muitos irmãos. ______________________________

b) Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ____________

c) Vós quereis brincar conosco? ____________________________________

d) Tu vais comigo ao cinema hoje? _________________________________

6. Una as frases, usando um dos pronomes: eles – elas – nós

Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.

a) A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.

b) Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.

c) Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.

d) Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.

e) Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos à escola.

f) Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata.

7. Associe:

( a ) nós ( b ) eles ( c ) elas (d) vós

( ) eu + ele ( ) eu + ela ( ) eu + tu ( ) eu + eles ou elas

( ) ele + ele ( ) ele + ela ( ) ela + ela

 

A causa da chuva

Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, e outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro – Esclareceu a galinha.

Ora, que bobagem! – Disse o sapo dentro da lagoa. – Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.

Como assim? – Disse a lebre – Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem lá dentro.

Nesse momento começava a chover.

Viram? – Gritou a galinha. – O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva?

Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? – Disse o sapo.

Mas, como assim? – Tornava a lebre. – Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?

( FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.)

Compreensão do texto

5. Qual é o titulo do texto?

6. Quem é o autor do texto?

7. Quantos parágrafos há na história?

8. No trecho “Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.”

A palavra em destaque possui sentido de

a) ( ) desgastados.

b) ( ) sedentos.

c) ( ) agitados.

d) ( ) comovidos.

e) ( ) desanimados.

9. Quais são os personagens do texto?

 

10. Os animais começaram a discutir sobre a chuva porque

a) ( ) estavam preocupados com a falta de água.

b) ( ) achavam que não mais iria chover.

c) ( ) todos queriam explicar de onde vem a chuva.

d) ( ) nenhum deles entendia de chuva.

e) ( ) queriam saber as causas da chuva

11. Qual foi a explicação da galinha para a chuva?

 

12. Qual foi a explicação do sapo para a chuva?

 

13. A fábula escrita por Millôr Fernandes é uma afirmativa de que

a) ( ) os animais entendem a dinâmica da chuva na floresta.

b) ( ) os animais veem a chuva como forma de manter a floresta viva.

c) ( ) cada animal vê a chuva conforme o ambiente em que vive.

d) ( ) todos os animais têm uma visão intuitiva dos fenômenos naturais.

e) ( ) o mundo é repleto de cientistas.

 

O MACACO DE ÓCULOS

Um macaco, que se achava muito esperto e inteligente, estava ficando velho e já não enxergava muito bem.
Preocupado com isso, resolveu usar sua esperteza e saber o que os homens fazem quando ficam velhos e já não enxergam bem.
Conversando com alguns, descobriu que era preciso usar óculos. Arranjou seis pares de óculos para não correr o risco de um só não dar certo.
Pendurou um no pescoço, outro no rabo, um na cabeça, outro na nuca, um no pé, um outro na mão… mas nada! Continuava sem enxergar. Cheirou, lambeu, mudou as posições e não conseguiu nenhum resultado.
Continuava enxergando mal, o macaco, então pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ficou furioso!
Pegou seus pares de óculos, jogou-os no chão e pisou em cima.
Coitado! Continuou sem enxergar!

Responda as questões a seguir:

14. O personagem da história é:
( ) Um macaco que se achava muito esperto ( ) Um macaco amigo dos homens
( ) Um macaco muito jovem

15. O macaco não enxergava bem porque
( ) Estava doente ( ) Estava ficando velho ( ) Estava com os olhos machucados

16. Para descobrir como enxergar melhor, o macaco foi conversar com:
( ) Alguns homens ( ) Alguns animais ( ) Alguns macacos

17. Em quais lugares do corpo, o macaco pendurou os óculos? ______________________, ___________, ______________, ______________, _____________, _________________

18. Numere as ações do macaco de acordo com a ordem em que aparecem no texto.
( ) Lambeu os óculos ( ) Jogou os óculos no chão
( ) Cheirou os óculos ( ) Mudou os óculos de posição

19. O macaco pensou que estava sendo enganado pelos homens.
Ser enganado é o mesmo eu:
( ) Ser amado ( ) Ser traído ( ) Ser ajudado

20. “Só podia ser engraçado, macaco botar óculos no rabo”
Na frase acima, a palavra botar significa:
( ) Calçar ( ) Vestir ( ) Colocar

21. O macaco enxergava muito mal. O contrário da palavra sublinhada é ________________

22. De acordo com o texto, o macaco era:
( ) Doce ( ) Esperto ( ) Velho

23. Copie a frase abaixo, passando a para o plural.
O homem bondoso ajudou o macaco.
_____________________________________________________________________________

24. Usando uma das palavras dos parênteses, complete a frase corretamente.
O macaco ___________ peludo. ( é – são )
Nós ___________ muito de animais. ( gosta – gostamos )
Os macacos __________ enxergando mal. ( está – estão )

25. Sublinhe os artigos definidos

 

26. Circule os artigos indefinidos

 

27. Escreva os adjetivos encontrados no texto

 

28. Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:

_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________ adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.

Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.

Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.

Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________ gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.

O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________.

29. Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum Substantivo Próprio
menino
amigo

 

30. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:

a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.

 

b) André viu o leão no zoológico.

 

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.

 

 

31. Leia as palavras e coloque-as em ordem alfabética:

BRASILEIRO – URUGUAIO AUSTRALIANO – NORUEGUÊS – DINAMARQUÊS – HÚNGARO – NEOZELANDÊS – MOLDAVO – NEPALÊS – PALESTINO –

1-______________________________

2-______________________________

3-______________________________

4-_______________________________

5-_______________________________

6-_______________________________

7-_______________________________

8-_______________________________

9-_______________________________

10-______________________________

 

32. Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou brincadeira predileta…

 

 

 

 

 

Aprendi na Rede

Praticante de desenvolvimento humano e pessoal no constante trabalho de autoconhecimento.

One thought to “Atividades exercícios, português 4o ano interpretação substantivos adjetivos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.