A sociedade produz e tem acesso a imensa quantidade de dados, em formatos variados, com grande velocidade, em grandes volumes, hoje temos aproximadamente 45 bilhões de páginas indexadas pelo buscador Google, segundo site www.worldwidewebsize.com, variedade, velocidade e volume são características elementares do cenário atual, conhecido como fenômeno Big Data. Neste cenário os dados abertos tem um papel relevante no acompanhamento da aplicação de programas públicos. O portal de dados abertos do Ministério da Educação (MEC), disponibiliza informações do ProUni, foco deste estudo, e de outros programas com acesso livre para acompanhamento pela população. Mas, como pode ser feito acompanhamento de programas de governo com dados tão numerosos? As técnicas de análise de dados de Big Data auxiliam a encontrar respostas, melhor esclarecimento, entendimento e visualização das análises de dados abertos do MEC. Big Data está relacionado à pesquisa, agregar e relacionar grandes conjuntos de dados, para identificar padrões que possibilitarão melhor interpretação, objetividade e precisão nos resultados.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o aluno para que se tenha acesso a cursos universitários, técnicos, por meio dos programas adotados pelo MEC. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado pelas instituições públicas de ensino superior, usa a nota do ENEM para classificação no número de vagas ofertadas por curso. O Programa Universidade para Todos (ProUni), objeto de estudo deste trabalho, oferta bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, a estudantes sem diploma de curso superior e professores de educação básica da rede pública de ensino.
Este trabalho visa analisar, por meio de técnicas usadas em Big Data, como exemplo da aplicação das técnicas de Big Data, o atendimento da oferta de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes brasileiros sem diploma de curso superior ou professores de educação básica da rede pública de ensino. Para fundamentar a análise foram utilizados dados abertos disponibilizados no portal de dados abertos do MEC do PROUNI do período de 2005 a 2016. Foram considerados para a análise o quantitativo de bolsas integrais e parciais, idades mínima, máxima e média por ano avaliado.